quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Relatório final das contribuições da formação continuada


Iniciei no cargo de coordenação no mês de agosto, e tive a oportunidade de participar da formação continuada oferecida pela secretaria de educação do município de Taboão da Serra “Os saberes necessários ao coordenador pedagógico”. Esse curso foi de grande importância no processo de desenvolvimento, e acompanhamento pedagógico da instituição que atuo. Os temas abordados nos favoreceram no sentido de criar situações para refletirmos sobre a necessidade de estarmos atentos as nossas praticas.
Observei os registros em semanários e realizei alguns acompanhamentos de atividades em sala de aula, e horários de 1/3, percebi que a maioria das educadoras, procura trabalhar com dedicação e planejam suas atividades de forma a exercer uma troca de conhecimentos entre aluno e professor. Algumas demonstraram certa dificuldade de desenvolver ações de interação, e na realização de um planejamento para nortear o desenvolvimento das atividades, realizei algumas intervenções quanto a importância do planejamento, a procura de atividades diversificadas que enriquecessem nossa pratica pedagógica e da constante  avaliação que deve existir quanto a escolha dessas atividades. Quanto aos relatos (avaliação semanal) orientei no sentido de que deveriam estar mais completos e claros, e também quanto ao uso de expressões que destacam práticas não construtivistas.                                                                                                                                                                            
Priorizei em alguns momentos o acompanhamento de uma das salas do período da manhã, devido ao aluno de inclusão nela presente. Procurei incentivar a professora no sentido de buscar maneiras de tornar as atividades significativas para o aluno, então através do tema de inclusão abordados pelo curso, ampliei a compreensão dando seguimento adequado na orientação à professora e a equipe docente. Partirmos então a visita na escola especial que o mesmo freqüenta, e a criação do quadro de rotinas com inclusão de alguns sinais de LIBRAS na rotina da sala.
Tenho contado muito com o auxilio de minha gestora, e da equipe de educadoras da instituição, que apesar do pouco tempo de trabalho, pudemos construir um ambiente de trocas educativas entre ADI’s e professoras, que desempenham um trabalho em conjunto.
Nos momentos de htpc, priorizamos as analises de ações para melhorar a pratica, e muito dos temas abordados no curso nortearam nossas reflexões.                                                     
Essa experiência tem sido ao mesmo tempo em que prazerosa, devido a grande troca de experiências e conhecimentos nos encontros, tem sido um tanto quanto corrida, devido ao pouco tempo de atuação me sento ainda em processo de aquisição dos saberes, com tudo me sinto satisfeita com alguns resultados obtidos com o grupo a partir da sistematização dos conhecimentos obtidos com o curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário