quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ATIVIDADE PLANEJADA EM PARCERIA COM PROFESSOR - PLANO DE AÇÃO



1.BLOCO DE CONTEÚDO: Natureza e Sociedade

2. NOME DA ATIVIDADE: Os sentidos

3.EXPECTATIVA A SER ALCANÇADAS (O QUE PRETENDE QUE OS ALUNOS APRENDAM)
- As diferentes formas de se conhecer o mundo;
- Os sentidos e suas respectivas funções.

4. HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/ SISTEMATIZADAS
- Explorar e reconhecer características e propriedades dos objetos;
- Manifestar curiosidade e interesse por pesquisas e descobertas, ampliando a compreensão do mundo social e natural;
- Reconhecer e nomear partes do corpo por meio do seu uso e da exploração de suas habilidades perceptivas;
- Formular perguntas, conclusões e explicações sobre o tema que esta sendo explorado.

5. DESENVOLVIMENTO: ETAPAS DA  SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
1ª ETAPA:
- Partindo do conhecimento prévio dos alunos, explicar para a turma o tema que será trabalhado.

2ª ETAPA
- Trabalhar especificamente cada sentido:
  • Visão (roda de conversa sobre o tema, brincadeiras relacionadas; cabra cega, rabo do burro e percepção do outro/ olhos vendados.)
  • Paladar (degustação, atividade com olhos vendados)
  • Olfato (atividade de identificação de fragrâncias e cheiros/ olhos vendados)
  • Audição (Observação de diferentes sons, com potes recicláveis, grãos, água, lápis. E sons de elementos).
  • Tato (Percepção de materiais de diferentes texturas e espessuras).

3ª ETAPA
- Recorte e colagem de imagem dos órgãos do sentido.


6. MATERIAIS UTILIZADOS
Caixa do Tato, fragrâncias, frutas, grãos, água, revistas,venda e radio.

7. TEMPO ESTIMADO
Sete aulas

8. INTERVENÇÕES
- Sempre relembrar os sentidos já trabalhados
- Fazer relação dos sentidos, com deficiências (quem não enxerga de que forma vê o mundo¿)
- O que eles estão sentindo, ouvindo, e etc com os olhos fechados/ vendados

8.1. EXPLICAÇÃO INICIAL DADA AOS ALUNOS SOBRE O QUE TERÃO DE FAZER (CONSIGNA)
“Nós utilizamos os sentidos, para conhecer as características de muitas coisas, como a língua sente os diferentes gostos da comida, o nariz sente os cheiros, o ouvido escuta, com os olhos vemos as coisas, e com o tato sentimos os objetos e formas. Durante essas semanas nós iremos descobrir nossos sentidos”.
                            
8.2. DESCRIÇÃO DE COMO SERÃO AGRUPADOS OS ALUNOS
(INDIRETA)
- As atividades serão desenvolvidas individualmente, onde cada criança será chamada para identifica, sons, gostos, cheiros e formas.

8.3. PERGUNTAS QUE SERÃO REALIZADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE, A FIM DE PONTENCIALIZAR A REFLEXÃO DOS ALUNOS (DIRETA)
- “Com o que nós sentimos gosto, cheiro, ouvimos, vemos e sentimos as formas?”;
- “Uma pessoa que não enxerga, como ela percebe o mundo?”;
- “E quando não fala ou não ouve como se comunica?”.

9. CONSIDERAÇÕES DA PROFESSORA APÓS O TÉRMINO DA SEQUENCIA DIDÁTICA
Professora Mônica - “Achei importante trabalhar com uma seqüência, observei que eles conseguiram absorver mais o conteúdo, dando condições deles criarem questões que iam de encontro ao tema abordado. A aprendizagem da turma foi alem das minhas expectativas, pela forma como realizei a proposta e os resultados visíveis da aprendizagem.”

10. DEVOLUTIVAS FEITAS PELO COORDENADOR

Foi registrado no semanário, e conversado nos horários de 1/3: “Parabéns pelo empenho no desenvolvimento da seqüência.” “A forma como você conduziu a atividade e as intervenções foram pontuais, mas tente não induzir tanto as respostas, trabalhando com o conhecimento prévio, e não se esqueça do reforço positivo, para as crianças que não conseguem identificar os itens questionados”. 

11. REFLEXÃO DO COORDENADOR (APÓS ASSISTIR A FILMAGEM E CONVERSAR COM A PROFESSORA)
A professora e eu consideramos que a atividade foi significativa, já que a mesma observou que muitos dos alunos não conheciam o tema, e até na atividade de degustação, algumas não sabiam diferenciar azedo de doce ou salgado.

12. RECORTE ESCOLHIDO PARA A TEMATIZAÇÃO
Foram registrados através de fotos e vídeo:
- Atividade de identificação de gostos, sons e caixa do tato;
- Intervenções da professora e respostas dos alunos;



 
Degustação/Percepção dos diferentes gostos (azedo, doce, salgado e amargo)

 
Percepção dos elementos que produzes diferentes sons


Percepção tátil


Caixa do Tato


COORDENADORA: Roseli da Silva Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário