1.BLOCO DE CONTEÚDO: Natureza e Sociedade
2. NOME DA ATIVIDADE: Os sentidos
3.EXPECTATIVA A SER ALCANÇADAS (O QUE
PRETENDE QUE OS ALUNOS APRENDAM)
- As
diferentes formas de se conhecer o mundo;
- Os sentidos
e suas respectivas funções.
4. HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/
SISTEMATIZADAS
- Explorar e
reconhecer características e propriedades dos objetos;
- Manifestar
curiosidade e interesse por pesquisas e descobertas, ampliando a compreensão do
mundo social e natural;
- Reconhecer
e nomear partes do corpo por meio do seu uso e da exploração de suas
habilidades perceptivas;
- Formular
perguntas, conclusões e explicações sobre o tema que esta sendo explorado.
5. DESENVOLVIMENTO: ETAPAS DA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
1ª ETAPA:
- Partindo do
conhecimento prévio dos alunos, explicar para a turma o tema que será
trabalhado.
2ª ETAPA
- Trabalhar
especificamente cada sentido:
- Visão (roda de conversa sobre o tema, brincadeiras
relacionadas; cabra cega, rabo do burro e percepção do outro/ olhos
vendados.)
- Paladar (degustação, atividade com olhos vendados)
- Olfato (atividade de identificação de fragrâncias e
cheiros/ olhos vendados)
- Audição (Observação de diferentes sons, com potes
recicláveis, grãos, água, lápis. E sons de elementos).
- Tato (Percepção de materiais de diferentes texturas
e espessuras).
3ª ETAPA
- Recorte e
colagem de imagem dos órgãos do sentido.
6. MATERIAIS UTILIZADOS
Caixa do
Tato, fragrâncias, frutas, grãos, água, revistas,venda e radio.
7. TEMPO ESTIMADO
Sete aulas
8. INTERVENÇÕES
- Sempre
relembrar os sentidos já trabalhados
- Fazer
relação dos sentidos, com deficiências (quem não enxerga de que forma vê o
mundo¿)
- O que eles
estão sentindo, ouvindo, e etc com os olhos fechados/ vendados
8.1. EXPLICAÇÃO INICIAL DADA AOS
ALUNOS SOBRE O QUE TERÃO DE FAZER (CONSIGNA)
“Nós
utilizamos os sentidos, para conhecer as características de muitas coisas, como
a língua sente os diferentes gostos da comida, o nariz sente os cheiros, o
ouvido escuta, com os olhos vemos as coisas, e com o tato sentimos os objetos e
formas. Durante essas semanas nós iremos descobrir nossos sentidos”.
8.2. DESCRIÇÃO DE COMO SERÃO AGRUPADOS
OS ALUNOS
(INDIRETA)
- As
atividades serão desenvolvidas individualmente, onde cada criança será chamada
para identifica, sons, gostos, cheiros e formas.
8.3. PERGUNTAS QUE SERÃO REALIZADAS DURANTE
O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE, A FIM DE PONTENCIALIZAR A REFLEXÃO DOS ALUNOS (DIRETA)
- “Com o que
nós sentimos gosto, cheiro, ouvimos, vemos e sentimos as formas?”;
- “Uma pessoa
que não enxerga, como ela percebe o mundo?”;
- “E quando
não fala ou não ouve como se comunica?”.
9. CONSIDERAÇÕES DA
PROFESSORA APÓS O TÉRMINO DA SEQUENCIA DIDÁTICA
Professora
Mônica - “Achei importante trabalhar com uma seqüência, observei que eles conseguiram
absorver mais o conteúdo, dando condições deles criarem questões que iam de
encontro ao tema abordado. A aprendizagem da turma foi alem das minhas
expectativas, pela forma como realizei a proposta e os resultados visíveis da
aprendizagem.”
10. DEVOLUTIVAS FEITAS PELO COORDENADOR
Foi
registrado no semanário, e conversado nos horários de 1/3: “Parabéns pelo
empenho no desenvolvimento da seqüência.” “A forma como você conduziu a
atividade e as intervenções foram pontuais, mas tente não induzir tanto as
respostas, trabalhando com o conhecimento prévio, e não se esqueça do reforço
positivo, para as crianças que não conseguem identificar os itens
questionados”.
11. REFLEXÃO DO COORDENADOR (APÓS
ASSISTIR A FILMAGEM E CONVERSAR COM A PROFESSORA)
A professora
e eu consideramos que a atividade foi significativa, já que a mesma observou
que muitos dos alunos não conheciam o tema, e até na atividade de degustação,
algumas não sabiam diferenciar azedo de doce ou salgado.
12. RECORTE ESCOLHIDO PARA A
TEMATIZAÇÃO
Foram
registrados através de fotos e vídeo:
- Atividade
de identificação de gostos, sons e caixa do tato;
-
Intervenções da professora e respostas dos alunos;
Degustação/Percepção dos diferentes gostos (azedo, doce, salgado e amargo)
Percepção dos elementos que produzes diferentes sons
Percepção tátil
Caixa do Tato
COORDENADORA: Roseli da Silva Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário