quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ATIVIDADE PLANEJADA EM PARCERIA COM PROFESSOR


PAC SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


PROFESSORA: Mônica Carvalho
ANO: Maternal

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Instituição: PAC Sagrado Coração de Jesus

Tema: Os cinco sentidos

Publico alvo: Crianças de 3 a 4 anos.

Duração: Um mês.

Justificativa:
Sabemos que os conteúdos escolares não são aprendidos somente pela memorização, eles requerem mais que isso, uma nova construção conceitual.
 O desafio do educador é organizar atividades escolares a partir de estudos e pesquisas atuais em todas as áreas do conhecimento.
A proposta de trabalhar os cinco sentidos surgiu da curiosidade nata em que toda criança tem de “aprender”. Dos tantos “porquês” que somos deliciosamente bombardeados todos os dias em sala de aula.

Embasamento teórico:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que diz respeito aos conteúdos para educação infantil; “(...) o referencial concebe os conteúdos, (...) como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.”.

Objetivo Geral:
Esta sequência tem como objetivo fazer com que as crianças conheçam os sentidos e suas respectivas funções. Nossa prática pedagógica se fixa em dois pontos: na participação construtiva do aluno no processo de aprendizagem e na necessidade de intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos.

Objetivo Específico:

  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre os órgãos dos sentidos;
  • Conhecer alguns aspectos específicos de cada sentido para valorizá-los e preservá-los;
  • Participar de situações que evidenciem a necessidade de busca de informações;
  • Explorar diferentes objetos e materiais para ampliar a percepção do aluno;

Habilidades a serem desenvolvidas:
Linguagem Oral e Escrita: Desenvolver a compreensão, utilizando a fala num dialogo, escutando as demais falantes numa conversa coletiva; Nomear objetos de seu entorno fazendo se entender progressivamente por meio da fala; E expressar oralmente seus desejos, sentimentos e necessidades, emitindo opiniões sobre os assuntos.
Artes Visuais: Observar e identificar imagens diversas; Manipular diferentes meios, como tintas, água, areia, terra, argila, grãos e etc.;
Natureza e Sociedade: Explorar e reconhecer características e propriedades dos objetos; Manifestar curiosidade e interesse por pesquisas e descobertas, ampliando a compreensão do mundo social e natural; Reconhecer e nomear partes do corpo por meio do seu uso e da exploração de suas habilidades perceptivas; Formular perguntas, conclusões e explicações sobre o tema que esta sendo explorado.
Movimento: Interagir com parceiros em brincadeiras (jogos simbólicos e jogos de regras simples tradicionais) e outras expressões da cultura corporal;
Conteúdos:
 Musica: Interpretar músicas e canções diversas; Refletir sobre o importante papel que a musica representa na nossa cultura (sua forma de conhecer e representar o mundo).

Conteúdos:
- Conhecendo os sentidos;
- Dia da visão, percepção visual. Roda de conversa sobre deficiência visual.
- Dia do paladar, identificando os gostos (com venda), diferenciação do doce, salgado amargo e azedo.
- Dia do olfato, identificação dos cheiros.
- Dia da audição, percepção auditiva (Em silencio vamos perceber os sons), atividade de identificação de sons (natureza e objetos).
- Dia do tato, adivinhando quem é o amigo tateando (com venda).
- Procurar em revista, imagens dos órgãos do sentido, e após realizaremos a colagem. 

Avaliação: Será feita avaliação ao longo das semanas observando o cumprimento de etapas e o desenvolvimento da sala. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário