PAC SAGRADO CORAÇÃO DE
JESUS
PROFESSORA: Mônica
Carvalho
ANO: Maternal
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Instituição: PAC Sagrado Coração de Jesus
Tema: Os cinco sentidos
Publico alvo: Crianças de 3 a 4 anos.
Duração: Um mês.
Justificativa:
Sabemos que
os conteúdos escolares não são aprendidos somente pela memorização, eles
requerem mais que isso, uma nova construção conceitual.
O
desafio do educador é organizar atividades escolares a partir de estudos e
pesquisas atuais em todas as áreas do conhecimento.
A proposta de
trabalhar os cinco sentidos surgiu da curiosidade nata em que toda criança tem de
“aprender”. Dos tantos “porquês” que somos deliciosamente bombardeados todos os
dias em sala de aula.
Embasamento
teórico:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, no
que diz respeito aos conteúdos para educação infantil; “(...) o referencial concebe os conteúdos, (...) como um meio para que
as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de
pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual
pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da
realidade.”.
Objetivo Geral:
Esta
sequência tem como objetivo fazer com que as crianças conheçam os sentidos e
suas respectivas funções. Nossa prática pedagógica se fixa em dois pontos: na
participação construtiva do aluno no processo de aprendizagem e na necessidade
de intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos.
Objetivo Específico:
- Ampliar o conhecimento dos alunos sobre os órgãos dos sentidos;
- Conhecer alguns aspectos específicos de cada sentido para valorizá-los e preservá-los;
- Participar de situações que evidenciem a necessidade de busca de informações;
- Explorar diferentes objetos e materiais para ampliar a percepção do aluno;
Habilidades a serem desenvolvidas:
Linguagem Oral e Escrita: Desenvolver a
compreensão, utilizando a fala num dialogo, escutando as demais falantes numa
conversa coletiva; Nomear objetos de seu entorno fazendo se entender
progressivamente por meio da fala; E expressar oralmente seus desejos,
sentimentos e necessidades, emitindo opiniões sobre os assuntos.
Artes
Visuais:
Observar e identificar imagens diversas; Manipular diferentes meios, como
tintas, água, areia, terra, argila, grãos e etc.;
Natureza
e Sociedade: Explorar
e reconhecer características e propriedades dos objetos; Manifestar curiosidade
e interesse por pesquisas e descobertas, ampliando a compreensão do mundo
social e natural; Reconhecer e nomear partes do corpo por meio do seu uso e da
exploração de suas habilidades perceptivas; Formular perguntas, conclusões e
explicações sobre o tema que esta sendo explorado.
Movimento: Interagir com parceiros
em brincadeiras (jogos simbólicos e jogos de regras simples tradicionais) e
outras expressões da cultura corporal;
Conteúdos:
Musica: Interpretar músicas e canções diversas; Refletir sobre o
importante papel que a musica representa na nossa cultura (sua forma de
conhecer e representar o mundo).
Conteúdos:
- Conhecendo
os sentidos;
- Dia da
visão, percepção visual. Roda de conversa sobre deficiência visual.
- Dia do paladar,
identificando os gostos (com venda), diferenciação do doce, salgado amargo e
azedo.
- Dia do
olfato, identificação dos cheiros.
- Dia da
audição, percepção auditiva (Em silencio vamos perceber os sons), atividade de
identificação de sons (natureza e objetos).
- Dia do
tato, adivinhando quem é o amigo tateando (com venda).
- Procurar em
revista, imagens dos órgãos do sentido, e após realizaremos a colagem.
Avaliação: Será feita avaliação ao longo das semanas observando o cumprimento de etapas e o desenvolvimento da sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário