quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Perfil do Coordenador Pedagógico


Ser coordenador pedagógico é saber, que se é totalmente necessário no que diz respeito ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, uma vez que sua função é de complementar e suplementar a ação do professor, sendo responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica. Freire descreve o coordenador pedagógico como, primeiramente, um educador que deve estar atento ao caráter pedagógico de aprendizagem no interior da escola.
Essa função é de suma importância na formação e transformação do ambiente escolar, ser coordenador vai alem do convívio com professores, tendo função formadora; agindo como ouvinte de opiniões, planejando e executando o papel social da escola. E transformadora no sentido de busca inovadora, enfrentado desafios em busca de mudanças. Também age como mediador, facilitando o avanço do professor na elaboração de propostas pedagógicas e planejamentos, buscando interação entre o grupo, não só escolar, mas com a comunidade (escola/família). É necessário ter um olhar atento às dificuldades do grupo e, saber ouvir, diagnosticar e avaliar; pois um olhar atento e um ouvir ativo são de extrema importância para saber identificar as necessidades do grupo.
Exercendo essa função trabalharei com um plano de ação, que servirá de auxilio para que não perca o foco, visando o pleno desenvolvimento do trabalho pedagógico. Não devemos esquecer que esse plano será flexível de acordo às reais necessidades de toda a escola e a clientela nela atendida, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico, trazendo reflexões da minha própria prática para superar os obstáculos e, obviamente, melhorar e aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito à gestão democrática, a postura não será de um chefe ou autoridade, mas de um líder zelando para que todos os envolvidos se sintam parte dos processos de tomadas de decisões e soluções de problemas, exercendo a democracia em busca do benefício coletivo, assim como Freire, diz: devemos estar abertos a aprender de acordo com a realidade de seus educandos, porém não aceitar tudo que se diz como verdade absoluta, e sim, filtrar as informações para ver se pode aceitar ou não.

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