quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Relatório final das contribuições da formação continuada


Iniciei no cargo de coordenação no mês de agosto, e tive a oportunidade de participar da formação continuada oferecida pela secretaria de educação do município de Taboão da Serra “Os saberes necessários ao coordenador pedagógico”. Esse curso foi de grande importância no processo de desenvolvimento, e acompanhamento pedagógico da instituição que atuo. Os temas abordados nos favoreceram no sentido de criar situações para refletirmos sobre a necessidade de estarmos atentos as nossas praticas.
Observei os registros em semanários e realizei alguns acompanhamentos de atividades em sala de aula, e horários de 1/3, percebi que a maioria das educadoras, procura trabalhar com dedicação e planejam suas atividades de forma a exercer uma troca de conhecimentos entre aluno e professor. Algumas demonstraram certa dificuldade de desenvolver ações de interação, e na realização de um planejamento para nortear o desenvolvimento das atividades, realizei algumas intervenções quanto a importância do planejamento, a procura de atividades diversificadas que enriquecessem nossa pratica pedagógica e da constante  avaliação que deve existir quanto a escolha dessas atividades. Quanto aos relatos (avaliação semanal) orientei no sentido de que deveriam estar mais completos e claros, e também quanto ao uso de expressões que destacam práticas não construtivistas.                                                                                                                                                                            
Priorizei em alguns momentos o acompanhamento de uma das salas do período da manhã, devido ao aluno de inclusão nela presente. Procurei incentivar a professora no sentido de buscar maneiras de tornar as atividades significativas para o aluno, então através do tema de inclusão abordados pelo curso, ampliei a compreensão dando seguimento adequado na orientação à professora e a equipe docente. Partirmos então a visita na escola especial que o mesmo freqüenta, e a criação do quadro de rotinas com inclusão de alguns sinais de LIBRAS na rotina da sala.
Tenho contado muito com o auxilio de minha gestora, e da equipe de educadoras da instituição, que apesar do pouco tempo de trabalho, pudemos construir um ambiente de trocas educativas entre ADI’s e professoras, que desempenham um trabalho em conjunto.
Nos momentos de htpc, priorizamos as analises de ações para melhorar a pratica, e muito dos temas abordados no curso nortearam nossas reflexões.                                                     
Essa experiência tem sido ao mesmo tempo em que prazerosa, devido a grande troca de experiências e conhecimentos nos encontros, tem sido um tanto quanto corrida, devido ao pouco tempo de atuação me sento ainda em processo de aquisição dos saberes, com tudo me sinto satisfeita com alguns resultados obtidos com o grupo a partir da sistematização dos conhecimentos obtidos com o curso.

ATIVIDADE PLANEJADA EM PARCERIA COM PROFESSOR - Considerações finais

Ter esse momento para poder construir, e por em pratica uma seqüência didática, juntamente com uma das professoras, me deu a oportunidade verificar e orientar quanto a algumas dificuldades que em momentos em grupo ou individual não consegui perceber que a mesma obtinha.  
Inicialmente a professora achou que as crianças não conseguiriam assimilar e fazer associação dos conhecimentos, com seu dia-a-dia, porém assim como ela mesma disse “se surpreendeu grandemente". Ocorreu em vários momentos uma troca de conhecimento entre as crianças e a professoras, e ela relatou que em todas as atividades as crianças demonstravam constante interesse, nas descobertas de seus sentidos e dos elementos e suas características. Orientei  professora inicialmente trabalhar sempre com os conhecimentos prévios dos alunos, e ela assim fez, sempre procurando fazer uma ponte entre os sentidos e as deficiências, trabalhando então não só a descoberta mais também a valorização do corpo e respectivos órgãos.
Nossos objetivos foram atingidos, e principalmente pelo fato da professora poder se auto-analisar, revendo algumas ações em sala de aula.
Compartilhar conhecimentos, e experiências não só com a educadora mais poder acompanhar de perto a execução da sequência foi muito prazerosa, e significativa.

ATIVIDADE PLANEJADA EM PARCERIA COM PROFESSOR - ENCAMINHAMENTOS COM OS DEMAIS PROFESSORES (PAUTA)


CÁRITAS SÃO PEDRO APÓSTOLO
PAC SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PAUTA HTPC




Escola: PAC Sagrado coração de Jesus
Duração:
1 horas
Diretora:
Amália Flandoli
Coordenadora
Pedagógica: Roseli da Silva                                                                                                             Público Alvo: Educadoras.
Data
Prevista: Dia 01de Novembro.


 "De nada adianta desenvolver uma aula divertida se ela for encaminhada de forma automática, sem possibilitar a reflexão e a negociação de significados". Evelyse


Objetivo:
  • Planejar e estudar práticas pedagógicas e compartilhar reflexões.
  • Tematização da prática, observar as diferentes formas de como as crianças pensam e como intervir.
Conteúdo: Aprendizagem.
   
1º Momento: Princípios norteadores - Desafio adequado a faixa etária, comanda clara, função social e agrupamento de interação.

2º Momento: Reflexão – Nossas atividades estão sendo significativas, para a aprendizagem dos alunos?;

3º Momento: Analise dos recortes efetuados / Professoras Mônica. (vídeo e fotos).






ATIVIDADE PLANEJADA EM PARCERIA COM PROFESSOR - PLANO DE AÇÃO



1.BLOCO DE CONTEÚDO: Natureza e Sociedade

2. NOME DA ATIVIDADE: Os sentidos

3.EXPECTATIVA A SER ALCANÇADAS (O QUE PRETENDE QUE OS ALUNOS APRENDAM)
- As diferentes formas de se conhecer o mundo;
- Os sentidos e suas respectivas funções.

4. HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS/ SISTEMATIZADAS
- Explorar e reconhecer características e propriedades dos objetos;
- Manifestar curiosidade e interesse por pesquisas e descobertas, ampliando a compreensão do mundo social e natural;
- Reconhecer e nomear partes do corpo por meio do seu uso e da exploração de suas habilidades perceptivas;
- Formular perguntas, conclusões e explicações sobre o tema que esta sendo explorado.

5. DESENVOLVIMENTO: ETAPAS DA  SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
1ª ETAPA:
- Partindo do conhecimento prévio dos alunos, explicar para a turma o tema que será trabalhado.

2ª ETAPA
- Trabalhar especificamente cada sentido:
  • Visão (roda de conversa sobre o tema, brincadeiras relacionadas; cabra cega, rabo do burro e percepção do outro/ olhos vendados.)
  • Paladar (degustação, atividade com olhos vendados)
  • Olfato (atividade de identificação de fragrâncias e cheiros/ olhos vendados)
  • Audição (Observação de diferentes sons, com potes recicláveis, grãos, água, lápis. E sons de elementos).
  • Tato (Percepção de materiais de diferentes texturas e espessuras).

3ª ETAPA
- Recorte e colagem de imagem dos órgãos do sentido.


6. MATERIAIS UTILIZADOS
Caixa do Tato, fragrâncias, frutas, grãos, água, revistas,venda e radio.

7. TEMPO ESTIMADO
Sete aulas

8. INTERVENÇÕES
- Sempre relembrar os sentidos já trabalhados
- Fazer relação dos sentidos, com deficiências (quem não enxerga de que forma vê o mundo¿)
- O que eles estão sentindo, ouvindo, e etc com os olhos fechados/ vendados

8.1. EXPLICAÇÃO INICIAL DADA AOS ALUNOS SOBRE O QUE TERÃO DE FAZER (CONSIGNA)
“Nós utilizamos os sentidos, para conhecer as características de muitas coisas, como a língua sente os diferentes gostos da comida, o nariz sente os cheiros, o ouvido escuta, com os olhos vemos as coisas, e com o tato sentimos os objetos e formas. Durante essas semanas nós iremos descobrir nossos sentidos”.
                            
8.2. DESCRIÇÃO DE COMO SERÃO AGRUPADOS OS ALUNOS
(INDIRETA)
- As atividades serão desenvolvidas individualmente, onde cada criança será chamada para identifica, sons, gostos, cheiros e formas.

8.3. PERGUNTAS QUE SERÃO REALIZADAS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE, A FIM DE PONTENCIALIZAR A REFLEXÃO DOS ALUNOS (DIRETA)
- “Com o que nós sentimos gosto, cheiro, ouvimos, vemos e sentimos as formas?”;
- “Uma pessoa que não enxerga, como ela percebe o mundo?”;
- “E quando não fala ou não ouve como se comunica?”.

9. CONSIDERAÇÕES DA PROFESSORA APÓS O TÉRMINO DA SEQUENCIA DIDÁTICA
Professora Mônica - “Achei importante trabalhar com uma seqüência, observei que eles conseguiram absorver mais o conteúdo, dando condições deles criarem questões que iam de encontro ao tema abordado. A aprendizagem da turma foi alem das minhas expectativas, pela forma como realizei a proposta e os resultados visíveis da aprendizagem.”

10. DEVOLUTIVAS FEITAS PELO COORDENADOR

Foi registrado no semanário, e conversado nos horários de 1/3: “Parabéns pelo empenho no desenvolvimento da seqüência.” “A forma como você conduziu a atividade e as intervenções foram pontuais, mas tente não induzir tanto as respostas, trabalhando com o conhecimento prévio, e não se esqueça do reforço positivo, para as crianças que não conseguem identificar os itens questionados”. 

11. REFLEXÃO DO COORDENADOR (APÓS ASSISTIR A FILMAGEM E CONVERSAR COM A PROFESSORA)
A professora e eu consideramos que a atividade foi significativa, já que a mesma observou que muitos dos alunos não conheciam o tema, e até na atividade de degustação, algumas não sabiam diferenciar azedo de doce ou salgado.

12. RECORTE ESCOLHIDO PARA A TEMATIZAÇÃO
Foram registrados através de fotos e vídeo:
- Atividade de identificação de gostos, sons e caixa do tato;
- Intervenções da professora e respostas dos alunos;



 
Degustação/Percepção dos diferentes gostos (azedo, doce, salgado e amargo)

 
Percepção dos elementos que produzes diferentes sons


Percepção tátil


Caixa do Tato


COORDENADORA: Roseli da Silva Dias

ATIVIDADE PLANEJADA EM PARCERIA COM PROFESSOR


PAC SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


PROFESSORA: Mônica Carvalho
ANO: Maternal

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Instituição: PAC Sagrado Coração de Jesus

Tema: Os cinco sentidos

Publico alvo: Crianças de 3 a 4 anos.

Duração: Um mês.

Justificativa:
Sabemos que os conteúdos escolares não são aprendidos somente pela memorização, eles requerem mais que isso, uma nova construção conceitual.
 O desafio do educador é organizar atividades escolares a partir de estudos e pesquisas atuais em todas as áreas do conhecimento.
A proposta de trabalhar os cinco sentidos surgiu da curiosidade nata em que toda criança tem de “aprender”. Dos tantos “porquês” que somos deliciosamente bombardeados todos os dias em sala de aula.

Embasamento teórico:
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, no que diz respeito aos conteúdos para educação infantil; “(...) o referencial concebe os conteúdos, (...) como um meio para que as crianças desenvolvam suas capacidades e exercitem sua maneira própria de pensar, sentir e ser, ampliando suas hipóteses acerca do mundo ao qual pertencem e constituindo-se em um instrumento para a compreensão da realidade.”.

Objetivo Geral:
Esta sequência tem como objetivo fazer com que as crianças conheçam os sentidos e suas respectivas funções. Nossa prática pedagógica se fixa em dois pontos: na participação construtiva do aluno no processo de aprendizagem e na necessidade de intervenção do professor para a aprendizagem de conteúdos.

Objetivo Específico:

  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre os órgãos dos sentidos;
  • Conhecer alguns aspectos específicos de cada sentido para valorizá-los e preservá-los;
  • Participar de situações que evidenciem a necessidade de busca de informações;
  • Explorar diferentes objetos e materiais para ampliar a percepção do aluno;

Habilidades a serem desenvolvidas:
Linguagem Oral e Escrita: Desenvolver a compreensão, utilizando a fala num dialogo, escutando as demais falantes numa conversa coletiva; Nomear objetos de seu entorno fazendo se entender progressivamente por meio da fala; E expressar oralmente seus desejos, sentimentos e necessidades, emitindo opiniões sobre os assuntos.
Artes Visuais: Observar e identificar imagens diversas; Manipular diferentes meios, como tintas, água, areia, terra, argila, grãos e etc.;
Natureza e Sociedade: Explorar e reconhecer características e propriedades dos objetos; Manifestar curiosidade e interesse por pesquisas e descobertas, ampliando a compreensão do mundo social e natural; Reconhecer e nomear partes do corpo por meio do seu uso e da exploração de suas habilidades perceptivas; Formular perguntas, conclusões e explicações sobre o tema que esta sendo explorado.
Movimento: Interagir com parceiros em brincadeiras (jogos simbólicos e jogos de regras simples tradicionais) e outras expressões da cultura corporal;
Conteúdos:
 Musica: Interpretar músicas e canções diversas; Refletir sobre o importante papel que a musica representa na nossa cultura (sua forma de conhecer e representar o mundo).

Conteúdos:
- Conhecendo os sentidos;
- Dia da visão, percepção visual. Roda de conversa sobre deficiência visual.
- Dia do paladar, identificando os gostos (com venda), diferenciação do doce, salgado amargo e azedo.
- Dia do olfato, identificação dos cheiros.
- Dia da audição, percepção auditiva (Em silencio vamos perceber os sons), atividade de identificação de sons (natureza e objetos).
- Dia do tato, adivinhando quem é o amigo tateando (com venda).
- Procurar em revista, imagens dos órgãos do sentido, e após realizaremos a colagem. 

Avaliação: Será feita avaliação ao longo das semanas observando o cumprimento de etapas e o desenvolvimento da sala. 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PAUTA HTPC

Escola: PAC Sagrado coração de Jesus
Duração: 2 horas
Diretora: Amália Flandoli
Coordenadora Pedagógica: Roseli da Silva                                                
Público Alvo: Educadoras.
Data Prevista: 22 e 23 de Agosto de 2012.

“O adulto se expressa principalmente com palavras, elas se tornaram pra o homem o meio mais eficaz de comunicação, contudo, no mundo infantil é diferente, as crianças expressam-se por outros meios: jogos, brincadeiras e acima de tudo por desenhos, que representam objetos, familiares, suas preocupações e sentimentos.”   Roland Chemama

Objetivo: Planejar e estudar práticas pedagógicas e compartilhar reflexões. Conteúdo: Analise de desenho e Projeto Leitura.
                                                                                                                                                                                                                                   
1º Momento - Texto: “O desenho é fundamental na alfabetização da criança”;
2º Momento - Reflexão: Sabemos que o desenho é uma forma de linguagem, da qual o aluno utiliza para se expressar, de que forma temos proporcionado esse momento ao aluno?;                                                                                                                                           
3º Momento - Texto: "Fases do desenho infantil";
4º Momento - Analise de desenhos;           
5º Momento - Trazer atividades de 2 alunos para analise;                                                                            
6º Momento – Registrar a experiência e tudo que observou;                                                                           
7º Momento - Dinâmica: Contando historia utilizando elementos;                                                                    
8º Momento - Compartilhar os relatos dos pais (caderno viajante).       

PAUTA HTPC

Escola: PAC Sagrado coração de Jesus
Duração: 2 horas
Diretora: Amália Flandoli
Coordenadora Pedagógica: Roseli da Silva                                                                                                                     Público Alvo: Educadoras.

Data Prevista: De 12 e 13 de Setembro

“O guerreiro da luz aprendeu que Deus usa a solidão para ensinar a convivência. Usa a raiva para mostrar o infinito valor da paz. Usa o tédio para ressaltar a importância da aventura e do abandono. Deus usa o silêncio para ensinar sobre a responsabilidade das palavras. Usa o cansaço para que se possa compreender o valor do despertar. Usa a doença para ressaltar a benção da saúde. Deus usa o fogo para ensinar sobre a água. Usa a terra para que se compreenda o valor do ar. Usa a morte para mostrar a importância da vida.”Paulo Coelho

Objetivo: Planejar e estudar práticas pedagógicas e compartilhar reflexões.

Conteúdo: Cantos lúdicos.

1º Momento - Vídeo: “Pra que canto eu vou”;
2º Momento - Reflexão: "Por que trabalhar com os cantos?"
3º Momento - Objetivo de trabalhar cantinhos lúdicos;
4º Momento - Aplicabilidade e desenvolvimento dos cantos;
5º Momento - Compartilhar ideias de cantos.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Reflexão da prática


RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇA ESPECIAL


O aluno iniciou na U.E. no dia 19 de abril de 2012, frequentando todos os dias da semana. No momento da matricula a mãe informou que o mesmo sofreu uma queda com um ano e três meses de idade, e a partir daí foi constatado a perda auditiva bilateral, sendo um dos lados perda profunda e do outro moderado. Foi relatado também que o mesmo aguardava cirurgia para implante coclear.
No dia 21 de maio, recebemos a visita das gestoras de uma escola para deficientes auditivos, fomos orientados juntamente com os pais, de que o menor necessitava da aprendizagem da linguagem de sinais (LIBRAS). A partir daí, o mesmo foi matriculado nessa escola, frequentado duas vezes semanalmente, sendo as segundas e sextas-feiras das 15 as 17hs, ficando então em nossa U.E, apenas as terças, quartas e quintas-feiras.
Juntamente refletimos sobre a importância de executarmos um trabalho em conjunto, até que o mesmo se adapte a rotina e tenha tolerância de permanecer 4hs na escola especial.
Inicialmente o aluno chegou utilizando fraldas, tímido, e não interagia com as outras crianças. A adaptação foi rápida, em pouco tempo aprendeu a interagir com as outras crianças, compartilhando brinquedos, sendo amoroso com as professoras e colegas, e demonstrando curiosidade, pelos objetos dispostos em sala, sempre procurando formas de se comunicar, mostrando e apontando, locais ou pessoas. A professora procura desenvolver algumas atividades em grupos reduzidos, justamente para que o aluno possa participar de forma efetiva.
No mês de setembro visitamos a escola para deficientes auditivos, tivemos a oportunidade de observar o comportamento do aluno, que no dia em especial (talvez pela nossa presença) nos pareceu um pouco tímido. A coordenadora nos informou que a professora titular da classe havia tirado licença, por esse motivo havia uma nova professora, elas relataram que o aluno é observador, e já consegue assimilar alguns sinais. Fomos orientados para melhorar o atendimento pedagógico do aluno, a criar uma rotina com figuras incluindo alguns sinais de LIBRAS ao dia a dia escolar. 
Após essa visita tivemos um avanço significativo, como o desfralde, a partir do uso do sinal de “banheiro”, o aluno já consegue fazer suas necessidades fisiológicas no banheiro, e apesar de ser uma característica da faixa etária o mesmo consegue se concentrar mais para realizar as atividades em papel. Demonstra interesse pelas atividades com tinta, massinha e lápis.
No mundo dos ouvintes, a grande maioria dos estímulos é oferecida de maneira verbal, não sendo eficientes com os deficientes auditivos. Um bom desenvolvimento motor é muito importante ao deficiente auditivo, pois é “através do corpo que mais frequentemente experimentam situações de sucesso, tornando-se um recurso de comunicação e interação social sem comparação”, e o aluno tem apresentado um ótimo desenvolvimento motor, participando com interesse das atividades de movimento, gosta dos brinquedos do parque agindo com autonomia na utilização.
O fato dele fazer acompanhamento medico faz com que falte muito, mas nos poucos momento que temos para trabalhar em seu desenvolvimento, procuramos aproveitar ao máximo para tornar o ambiente o mais proveitoso possível para sua aprendizagem.