"A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe" Augusto Cury
Este espaço foi criado para compartilhar conhecimentos e vivências pedagógicas.
quinta-feira, 30 de agosto de 2012
Plano de Trabalho da Coordenação Pedagógica
Justificativa
Este projeto se justifica na necessidade de elaborar planos de ações que colaborem com a formação continuada dos educadores, estabeleça parcerias com a comunidade e permita o sucesso no processo de ensino-aprendizagem do educando.
Objetivo
Garantir de forma efetiva que todas as ações citadas sejam cumpridas, de modo que venha a desenvolver no aluno as capacidades cógnitas, afetivas e motoras, preservando seus direitos e deveres, na busca do conhecimento e exercício de sua cidadania.
Apresentação
A construção do conhecimento só se torna significativa, a partir do momento em que o educando se sente parte do processo. Então de modo concreto, não podemos pensar que a construção do conhecimento é entendida como individual. O conhecimento é produto da atividade e do conhecimento humano marcado social e culturalmente. O papel do professor consiste em agir como intermediário entre os conteúdos da aprendizagem e a atividade construtiva para assimilação. “Ensinar não é transmitir conhecimentos”, Freire defende a ideia de que não devemos transferir conhecimento como um dono da verdade absoluto e inquestionável, mas devemos estar pronto a ajudar os educandos a desenvolver o pensamento. O conhecimento é inacabado, pois somos eternamente aprendizes e que todo ser humano é um ser condicionado, preso a uma cultura e a um tempo, e por isso, o pensamento vai se desenvolvendo. E que devemos respeitar o tempo de aprendizagem, sendo importante que o professor tenha consciência de seu trabalho e o coordenador de sua a função ou “missão” como supervisor, requerendo, então uma ampla e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Enfim, devemos trabalhar em conjunto procurando criar novas perspectivas de maneira a aumentar ainda mais o sucesso da escola.
Plano de Ação
· Elaborar planejamentos;
· Orientar a equipe de educadores;
· Participar da criação do Projeto Político Pedagógico;
· Orientar os educadores na elaboração e execução dos projetos e sequência didáticas;
· Selecionar conteúdos para estudos em grupo;
· Diálogos individuais;
· Conversas informais;
· Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
· Sistematizar visitas as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los;
· Orientar no preenchimento dos diários de classe;
· Análise dos semanários;
· Análise dos relatórios;
· Promover HTPC's;
· Promover dinâmicas em grupo;
· Promover e participar das reuniões de pais e educadores;
· Promover conselhos de classe;
· Incentivar troca de informações e experiências entre os educadores;
· Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais.
Avaliação
Executaremos o trabalho de forma simples, dinâmica e democrática visando sempre às necessidades apresentadas pelo grupo, colaborando com os professores na procura de meios para melhorar a aprendizagem, formando um trabalho em conjunto, e indispensável, entre; aluno, professor, coordenador, procurando de uma forma organizada atingir os objetivos e obter a adesão, e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.
A avaliação será feita de forma progressiva, através de observações constantes, relatórios, diálogos, e dos portfólios que serão desenvolvidos, para identificar se os objetivos sendo atingidos. È importante lembrar que os objetivos, só serão alcançados de acordo com a integração do grupo escolar.
Tempo de execução
Até o final do ano letivo de 2012.
Perfil do Grupo
O grupo docente do PAC Sagrado Coração de Jesus, é formado por quatro professoras PEB I e quatro ADI’s. O grupo é unido e vem desenvolvendo um ótimo trabalho, buscando sempre conhecimento para melhorar a prática, assim como propõe Freire, que o profissional da área da educação deve permanecer no exercício contínuo de formação permanente atendendo para a importância de que a educação não é um ciclo, tão pouco um fim, é um processo contínuo que exige aprimoramento. Nas reuniões de HTPC são participativas, dividem reflexões, comentam, opinam, pensando sempre no objetivo principal, que é desenvolvimento da criança e suas necessidades.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Perfil do Coordenador Pedagógico
Ser coordenador pedagógico é saber, que se é totalmente necessário no que diz respeito ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, uma vez que sua função é de complementar e suplementar a ação do professor, sendo responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica. Freire descreve o coordenador pedagógico como, primeiramente, um educador que deve estar atento ao caráter pedagógico de aprendizagem no interior da escola.
Essa função é de suma importância na formação e transformação do ambiente escolar, ser coordenador vai alem do convívio com professores, tendo função formadora; agindo como ouvinte de opiniões, planejando e executando o papel social da escola. E transformadora no sentido de busca inovadora, enfrentado desafios em busca de mudanças. Também age como mediador, facilitando o avanço do professor na elaboração de propostas pedagógicas e planejamentos, buscando interação entre o grupo, não só escolar, mas com a comunidade (escola/família). É necessário ter um olhar atento às dificuldades do grupo e, saber ouvir, diagnosticar e avaliar; pois um olhar atento e um ouvir ativo são de extrema importância para saber identificar as necessidades do grupo.
Exercendo essa função trabalharei com um plano de ação, que servirá de auxilio para que não perca o foco, visando o pleno desenvolvimento do trabalho pedagógico. Não devemos esquecer que esse plano será flexível de acordo às reais necessidades de toda a escola e a clientela nela atendida, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico, trazendo reflexões da minha própria prática para superar os obstáculos e, obviamente, melhorar e aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito à gestão democrática, a postura não será de um chefe ou autoridade, mas de um líder zelando para que todos os envolvidos se sintam parte dos processos de tomadas de decisões e soluções de problemas, exercendo a democracia em busca do benefício coletivo, assim como Freire, diz: devemos estar abertos a aprender de acordo com a realidade de seus educandos, porém não aceitar tudo que se diz como verdade absoluta, e sim, filtrar as informações para ver se pode aceitar ou não.
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