quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Grupo Docente - Pac Sagrado Coração

"A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe" Augusto Cury

Plano de Trabalho da Coordenação Pedagógica

Justificativa
Este projeto se justifica na necessidade de elaborar planos de ações que colaborem com a formação continuada dos educadores, estabeleça parcerias com a comunidade e permita o sucesso no processo de ensino-aprendizagem do educando.

Objetivo
Garantir de forma efetiva que todas as ações citadas sejam cumpridas, de modo que venha a desenvolver no aluno as capacidades cógnitas, afetivas e motoras, preservando seus direitos e deveres, na busca do conhecimento e exercício de sua cidadania.

Apresentação
A construção do conhecimento só se torna significativa, a partir do momento em que o educando se sente parte do processo. Então de modo concreto, não podemos pensar que a construção do conhecimento é entendida como individual. O conhecimento é produto da atividade e do conhecimento humano marcado social e culturalmente. O papel do professor consiste em agir como intermediário entre os conteúdos da aprendizagem e a atividade construtiva para assimilação. “Ensinar não é transmitir conhecimentos”, Freire defende a ideia de que não devemos transferir conhecimento como um dono da verdade absoluto e inquestionável, mas devemos estar pronto a ajudar os educandos a desenvolver o pensamento. O conhecimento é inacabado, pois somos eternamente aprendizes e que todo ser humano é um ser condicionado, preso a uma cultura e a um tempo, e por isso, o pensamento vai se desenvolvendo. E que devemos respeitar o tempo de aprendizagem, sendo importante que o professor tenha consciência de seu trabalho e o coordenador de sua a função ou “missão” como supervisor, requerendo, então uma ampla e bem apoiada visão dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático.
Enfim, devemos trabalhar em conjunto procurando criar novas perspectivas de maneira a aumentar ainda mais o sucesso da escola.

Plano de Ação

·         Elaborar planejamentos;
·         Orientar a equipe de educadores;
·         Participar da criação do Projeto Político Pedagógico;
·         Orientar os educadores na elaboração e execução dos projetos e sequência didáticas;
·         Selecionar conteúdos para estudos em grupo;
·         Diálogos individuais;
·         Conversas informais;
·         Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;
·         Sistematizar visitas as salas de aula para detectar problemas existentes e procurar solucioná-los;
·         Orientar no preenchimento dos diários de classe;
·         Análise dos semanários;
·         Análise dos relatórios;
·         Promover HTPC's;
·         Promover dinâmicas em grupo;
·         Promover e participar das reuniões de pais e educadores;
·         Promover conselhos de classe;
·         Incentivar troca de informações e experiências entre os educadores;
·         Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais.

Avaliação
Executaremos o trabalho de forma simples, dinâmica e democrática visando sempre às necessidades apresentadas pelo grupo, colaborando com os professores na procura de meios para melhorar a aprendizagem, formando um trabalho em conjunto, e indispensável, entre; aluno, professor, coordenador, procurando de uma forma organizada atingir os objetivos e obter a adesão, e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.
A avaliação será feita de forma progressiva, através de observações constantes, relatórios, diálogos, e dos portfólios que serão desenvolvidos, para identificar se os objetivos sendo atingidos. È importante lembrar que os objetivos, só serão alcançados de acordo com a integração do grupo escolar.

Tempo de execução
Até o final do ano letivo de 2012.


Perfil do Grupo

           O grupo docente do PAC Sagrado Coração de Jesus, é formado por quatro professoras PEB I e quatro ADI’s. O grupo é unido e vem desenvolvendo um ótimo trabalho, buscando sempre conhecimento para melhorar a prática, assim como propõe Freire, que o profissional da área da educação deve permanecer no exercício contínuo de formação permanente atendendo para a importância de que a educação não é um ciclo, tão pouco um fim, é um processo contínuo que exige aprimoramento. Nas reuniões de HTPC são participativas, dividem reflexões, comentam, opinam, pensando sempre no objetivo principal, que é desenvolvimento da criança e suas necessidades.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Perfil do Coordenador Pedagógico


Ser coordenador pedagógico é saber, que se é totalmente necessário no que diz respeito ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, uma vez que sua função é de complementar e suplementar a ação do professor, sendo responsável pela construção e reconstrução da ação pedagógica. Freire descreve o coordenador pedagógico como, primeiramente, um educador que deve estar atento ao caráter pedagógico de aprendizagem no interior da escola.
Essa função é de suma importância na formação e transformação do ambiente escolar, ser coordenador vai alem do convívio com professores, tendo função formadora; agindo como ouvinte de opiniões, planejando e executando o papel social da escola. E transformadora no sentido de busca inovadora, enfrentado desafios em busca de mudanças. Também age como mediador, facilitando o avanço do professor na elaboração de propostas pedagógicas e planejamentos, buscando interação entre o grupo, não só escolar, mas com a comunidade (escola/família). É necessário ter um olhar atento às dificuldades do grupo e, saber ouvir, diagnosticar e avaliar; pois um olhar atento e um ouvir ativo são de extrema importância para saber identificar as necessidades do grupo.
Exercendo essa função trabalharei com um plano de ação, que servirá de auxilio para que não perca o foco, visando o pleno desenvolvimento do trabalho pedagógico. Não devemos esquecer que esse plano será flexível de acordo às reais necessidades de toda a escola e a clientela nela atendida, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico, trazendo reflexões da minha própria prática para superar os obstáculos e, obviamente, melhorar e aprimorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem. No que diz respeito à gestão democrática, a postura não será de um chefe ou autoridade, mas de um líder zelando para que todos os envolvidos se sintam parte dos processos de tomadas de decisões e soluções de problemas, exercendo a democracia em busca do benefício coletivo, assim como Freire, diz: devemos estar abertos a aprender de acordo com a realidade de seus educandos, porém não aceitar tudo que se diz como verdade absoluta, e sim, filtrar as informações para ver se pode aceitar ou não.